"É a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal".
É um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos. É a arte de narrar com o corpo. A Pantomima é o estilo mais conhecido da mimica, quando esta se encontra como expressão artistica os artistas usam cara branca, é uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, além de ser um excelente artifício para comediantes, cômicos, palhaços, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.
Nesta modalidade, os pantomímicos precisam buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto tudo será dito, uma boa pantomima está na habilidade adquirida pelo ator em se transfigurar no ato da interpretação, passando para a plateia todas as ações e mensagens através dos gestos. É uma das artes que exige 100% do artista para que este receba 100% de retorno do público para que a mensagem seja passada devidamente.
Por mais que seja difícil e trabalhoso introduzir a pantomima em um grupo que esteja acostumado com textos orais, sempre é possível criar através da gestualidade do corpo. A pantomima costuma impressionar e chamar a atenção da plateia. Por ser de fácil assimilação, por chamar a atenção, por ser praticamente universal, ela é bastante utilizada.
A pantomima obedece ao objetivo de chamar a atenção, impressionar, impactar e transmitir a palavra da maneira mais fácil possível para os espectadores, isto faz do figurino acessório importante para a apresentação de qualidade para que tenha o máximo de retorno.
Existem algumas maneiras de se utilizar o figurino. Nos grupos de pantomima cristãos, costuma-se utilizar dois tipos: casualidade e padronização:
à Casualidade: é quando numa determinada peça utiliza-se uma determinada roupa, exemplo: num papel de uma menina, se veste uma roupa de menina, assim como no teatro dramático.
à Padronização: é quando o grupo faz um acordo e decide permanentemente como será o figurino das personagens (demônios, satanás, anjos, Deus, Jesus, etc,), seguindo uma padronização, como por exemplo: os personagens Jesus, Deus e anjos vestem roupas todas brancas, porém anjos com asas, Jesus e ou Deus com um manto maior e mais longo. Já os demônios, pessoas comuns e satanás podem vestir roupas pretas, porém satanás com um manto longo e negro (a maquiagem também pode ser utilizada para caracterizar as personagens).
A maquiagem na pantomima é tão importante quanto o figurino, é com ela que se diferenciam as personagens. A maquiagem é capaz de transmitir muita informação se feita com cuidados. Os grupos de pantomima cristãos costumam padronizar o tipo de maquiagem. A respeito das tintas, sugere-se três opções. A 1ª seria a pasta d’água de farmácia de manipulação que é completamente antialérgica, a 2ª opção é panqueique e a 3ª opção é a tinta facial infantil, disponível em todas as cores e todas antialérgicas. Todas estas tintas são removíveis com água e facilmente diluídas.
Para mais informações sobre pantomima olhe alguns links abaixo:
http://www.armazemdeideias.net/teatro/teatro/teatro_diversos/pantomima.html
http://www.cialuislouis.com.br/tf-pantomima.htm
http://www.teatroevangelico.com.br/site2003/default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário